RSS

Parabéns, Rio! 450 anos!

01 mar



Sou carioca da gema, nascido na Tijuca e criado no Bairro de Fátima. Nunca fui um daqueles playboys cariocas, pois nunca tive dinheiro para isso. Ao contrário, tudo era muito suado. Desde os 14 anos comecei a fazer bicos para tirar uma grana e curtir as coisas boas da vida.

Passei pelos bairros do Flamengo, Centro, Cruz Vermelha, Bairro de Fátima e Copacabana. Vivi e convivi com vários grupos do Rio. Mas sem dúvida, o período da ACM, com os amigos do Bairro de Fátima foi o mais carioca de todos. Praia, esportes e festas, combinação mais carioca impossível!

Desde 1999 sai do Rio, e passei pelas cidades de Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e agora estou morando em São Paulo, e nestas cidades aprendi que o “jeito” carioca não é tão bem visto assim. Sofri alguns preconceitos e aprendi a ser um carioca comedido, com sotaque suprimido e postura mais neutra.

As lembranças que guardo desta cidade estão gravadas de uma maneira única na minha mente e no meu coração. Só quem pegou onda no Leme, frequentou as festas nas casas faraônicas do Joá, correu os circuitos da Barra, pegou bondinho em Santa Teresa, frequentou os bailes funks de Imbariê, jogou bola no Aterro do Flamengo, andou de bike nas Paineiras, viu os shows da Blitz e Barão Vermelho na apoteose, esteve no Maracanã em um Fla X Flu e viu o Zico jogar, frequentou as festas de rua do Bairro de Fátima, tomou sorvete na MiliMello, comeu as carnes do Porção, entre tantas outras coisas cariocas, sabe o que esta bela cidade é capaz de proporcionar aos seus habitantes.

Rio de Janeiro, morro de saudades de você! Saudades que minimizo periodicamente, mas não acaba nunca!

*credito da bela foto para Luiz Felipe Lopes Dias

Licença Creative Commons
Este trabalho de André Martins, foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada

Publicidade
 
1 comentário

Publicado por em 01/03/2015 em Textos

 

Uma resposta para “Parabéns, Rio! 450 anos!

  1. Anônimo

    01/03/2015 at 19:53

    André, saudações fraternas! Rio de Janeiro, nossa terra nossa vida! Geraldo Gonzalez

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: